sexta-feira, 4 de março de 2011

Fascículo 08

     Neste encontro iniciamos o Guia do Curso trabalhando o fascículo 08 - Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


PARA REFLETIR!
"Avalie o seu procedimento de ensino e a aprendizagem das crianças".

     O vídeo, abaixo, " The Wall", de Pink Floyd, traz varias críticas sociais e políticas, mas levamos a discussão apenas pelo âmbito educacional. Discutimos a importância de nos reconhecermos mediadores do processo educacional onde o sujeito é o aluno e não o conteúdo pronto e acabado. Planejar as aulas considerando as potencialidades e dificuldades dos alunos. Valorizar e avaliar o processo de aprendizagem tanto quanto de ensino.



     Estudamos os tipos de registros que devemos levar em consideração durante o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Devemos considerar o que o aluno sabe, para fazer a intervenção necessária no desenvolvimento do processo de aprendizagem.


"A escrita junta-se ao oral e ao desenho para ser usada como mais um recurso de representação das ideias dos alunos." (Smole e Diniz, 2001)

     Aqui temos tipos de registros retirados do livro "Ler, escrever e resolver problemas", de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.
     Observação sobre o conceito de circunferência e o uso do compasso registrados pelos alunos:


Registro Pictórico


Registro Escrito 


Então, professoras como andam os registros dos alunos e o seu processo de avaliação?!

Espero que ricamente proveitoso...
até a próxima!
Louise Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário